29 de janeiro de 2017

PROJETO GABARITANDO CLÁSSICOS 02: Pierce - Genética

  Genética: um enfoque conceitual. Benjamin A. Pierce. 3ª edição, 2013. Guanabara Koogan.
Este livro didático foi utilizado na disciplina de Genética, durante o Mestrado em Ciências Biológicas, na UFC em 2014. Trata-se de um verdadeiro clássico da Genética que não pode faltar na biblioteca de um biólogo. Após ter resolvido todas as suas questões, estou compartilhando minhas respostas a fim de ressignificar o conhecimento de meus leitores, em especial os graduandos de Biologia, bem como os vestibulandos que queiram se aprofundar um pouco mais.
Professor Lyndon Johnson B. de Souza.

Pierce: um clássico na divulgação de genética

Capítulo 01 – Introdução à Genética
Checando os Conceitos


1. Quais são algumas das implicações do fato de todos os organismos terem sistemas genéticos similares?
a) Todas as formas de vida são geneticamente relacionadas.
b) Os achados de pesquisa no funcionamento gênico de um organismo em geral podem ser aplicados a outros organismos.
c) Os genes de um organismo geralmente existem e funcionam em outro organismo.
d) Todos os ítens precedentes.

2. O cavalo seria um bom organismo genético modelo? Por que sim ou por que não?
Um organismo que possa servir de modelo para os estudos genéticos deve possuir um ciclo de vida curto, uma prole numerosa, ter boa capacidade de adaptação e oferecer facilidade em ser abrigado e mantido a baixo custo. Portanto, um cavalo não seria adequado a tal propósito.

3. Como os desenvolvimentos em citologia no século XIX contribuíram para nossa moderna compreensão da genética?
Com o advento da Biologia Celular, na primeira metade do século XIX, ocorreu um rápido acúmulo de informações a respeito da estrutura da célula. A revelação da existência de um núcleo (Robert Brown - 1833), a formulação da Teoria Celular (Schleiden & Schwann - 1839) e a descoberta dos cromossomos (von Nägeli - 1842) abriram caminho para o reconhecimento de que o núcleo contém as informações genéticas.

Questões de Compreensão Página 13



1. Como a cultura Hopi contribui para a alta incidência do albinismo entre os membros da tribo Hopi?
Albinismo entre os americanos nativos Hopi
A tribo Hopi, localizada no noroeste do Arizona (EUA), caracteriza-se pela alta incidência de indivíduos albinos. Na maioria dos grupos humanos, o albinismo é raro, estando presente apenas em cerca de 1 em 20.000 pessoas, mas entre os Hopis a frequência é de 1 em 200, ou seja, 100 vezes mais frequente! Na cultura Hopi, os albinos eram considerados especiais e ocupavam posições de liderança dentro da tribo. Como o excesso de exposição ao sol poderia ser prejudicial ou mortal, os homens albinos Hopi não faziam trabalhos de agricultura. O albinismo era considerado uma característica positiva, e não uma condição física negativa, permitindo que os albinos tivessem mais filhos, assim aumentando a frequência do alelo. Acrescente-se o fato de que o pequeno tamanho da população da tribo facilitou a endogamia, ajudando a aumentar a frequência do alelo para o albinismo por deriva genética. Aqui no Brasil, na Ilha dos Lençóis - município de Cururupu (MA), temos um fenômeno semelhante.

2. Destaque alguns dos modos pelos quais a genética é importante para cada um de nós.
Por meio da genética de melhoramento a agricultura tem aumentado a produtividade dos alimentos. Por meio da engenharia genética, a indústria farmacêutica tem produzido várias drogas utilizando fungos e bactérias que foram previamente modificados. 

3. Cite pelo menos três exemplos do papel da genética na sociedade de hoje.
A genética tem um papel importante no diagnóstico e tratamento de doenças hereditárias, na criação de plantas e animais quanto à maior produção e resistência a doenças, na produção de fármacos e em novos cultivos pela engenharia genética.

4. Explique resumidamente por que a genética é crucial para a Biologia moderna.
A genética é crucial para a Biologia por fornecer um de seus princípios unificadores: "todos os organismos usam sistemas genéticos que têm várias características em comum".

5. Cite as três subdisciplinas tradicionais da genética e resuma o que cada uma abrange.
Genética de Transmissão: trata dos princípios mendelianos e do mapeamento gênico; Genética Molecular: trata da estrutura do DNA e do gene, bem como seu mecanismo de expressão e regulagem; Genética de Populações: trata do estudo da variação das frequências alélicas e genotípicas na população, dando suporte ao mecanismo evolutivo.


Em manutenção...







Um comentário :

Postar um comentário